Artículo Year: 2011 Vol.: 9 No.: 2 pp.: 265-278 Language: Portugués

Patrimônio cultural, turismo e gestão pública: exploração turística predatória e desvalorização patrimonial em Igarassu, Brasil

Author: André Fontan Köhler

O objeto de estudo do artigo é o conjunto arquitetônico e paisagístico de Igarassu, mais especificamente as inter-relações entre patrimônio cultural, turismo e gestão pública no sítio histórico. O trabalho de campo mostrou que o atual padrão de exploração turística é um instrumento de desvlorização e deterioração desse patrimônio, deixando reduzidos benefícios à cidade. Isso é resultado do controle externo do fluxo de turistas e visitantes, bem como da falta de controle e regulação públicos efetivos da prefeitura municipal. Considerando as características do mercado turístico, especificamente das agências e guias de turismo, e da gestão pública em Igarassu, avaliam-se como improváveis mudanças relevantes nas inter-relações supracitadas, pelo menos a curto e médio prazo.

ISSN: 1695-7121
URL: Descargar

PASOS At

instituto ciencias sociales blanco web pasos 2

LOGO ISMAI UNIV blanco 03 200x76

logo revista pasos blanco transparente

Creative Commons License
PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural by PASOS, RTPC is licensed under a Creative Commons Reconocimiento-No comercial-Sin obras derivadas 3.0;a License.

Permissions beyond the scope of this license may be available at info@pasosonline.org

Dorabadge1 whitex300

Contact Details

Revista PASOS
Apartado de Correos 33
38360 El Sauzal
Santa Cruz de Tenerife
Canary Islands
Spain
mail: info@pasosonline.org
Telf.: +34 922 317966