Índices de Impacto

ANEP (2014) A
CIRC (2016) B
Scholar Metrics h5/Med h5 (2017) 14/24
Mediana H (2010-2014 EC3) 13
Capes Qualis (2015) B1-B2
In-Recs (2011) 0.211
COPERNICUS (2015) ICV 81.22
Incluida en DICE 
Incluida en ERIPHPLUS 
Incluida en Web of Science (Emerging Sources Citation Index) 
Incluida en AJG 2018 Chartered Association of Business Schools (CABS)
Sello FECYT Calidad de Revistas Científicas Españolas (2014) 
ARTÍCULOS RECIBIDOS 2018: 264 
TASA DE RECHAZO 2018: 65%
Página Google citation

Ver Índices

PEdita2

Xerardo Pereiro Pérez (junio, 2009)

Turismo cultural. Uma visão antropológica [PDF] (1,5MB) [Flash]

PSEdita2A relação entre turismo e cultura, numa perspectiva antropológica, é o ponto de partida para uma reflexão sobre o campo do turismo cultural. Os textos aqui reunidos resultam da investigação bibliográfica e documental sobre turismo cultural que eu tenho vindo a desenvolver desde 1997,acompanhada de investigação de terreno feita na Galiza, no Norte de Portugal e em Kuna Yala (Panamá). Este caminho foi percorrido em diálogo com muitos actores sociais entre os quais destaco os alunos de Recreação, Lazer e Turismo do Pólo da UTAD em Chaves, os de Antropologia Aplicada e os de Trabalho Social do Pólo da UTAD em Miranda do Douro, os de Animação Sociocultural do Pólo de Chaves, os alunos do Mestrado em Turismo UTAD e da Universidade de Vigo. Juntamente com eles fui debatendo e construindo um conjunto de reflexões teóricas e estratégias metodológicas para trabalhar a relação entre turismo e cultura. Esse debate e essa construção beneficiaram, também, do diálogo permanente que eu tenho vindo a manter com colegas de várias universidades especialistas em diversas disciplinas.

O meu interesse pelo turismo nasceu em meados dos anos 1990 quando desenvolvi um primeiro trabalho de investigação no Parque Etnográfico de Alhariz (Galiza). Foi nesse espaço de encontro entre o património cultural, os museus e o turismo que aprofundei a reflexão sobre o turismo como agente de mudança sociocultural. Nesse terreno acompanhei e trabalhei com os turistas e os visitantes dos museus. Ali, tive o acompanhamento e o incentivo de Xosé Carlos Sierra, antropólogo e director do Museu Etnológico de Ribadavia, que, por um lado, me orientou muito e bem nas minhas pesquisas e, por outro, estimulou o meu crescimento intelectual. Uns anos antes, no programa curricular de doutoramento em antropologia da Universidade de Santiago de Compostela, o Prof. Agustín Santana, já memotivara para esta temática. A eles devo, de certa forma, o enveredar por este caminho.

O texto tem formato de manual escolar, o que justifica a organização e os conteúdos apresentados, pois inicialmente destinava-se a estudantes de turismo e património cultural. Os públicos-alvo são os estudantes de turismo, património cultural, antropologia e ciências sociais, e também os técnicos e políticos do turismo e da gestão cultural.

Na primeira parte da obra conceptualiza-se o turismo nas suas perspectivas antropológicas, na segunda parte da mesma analisa-se o encontro entre o turismo e a cultura, e na terceira apresenta-se uma leitura do turismo rural e do turismo urbano como produtos do turismo cultural. Em cada tema é fornecido um conjunto de exemplos para o debate e também uma bibliografia que permitirá ao leitor aprofundar as temáticas analisadas.

El Autor

Xerardo Pereiro Pérez é "doutor europeu" em Antropologia Sociocultural pela Universidade de Santiago de Compostela. Foi investigador visitante nos departamentos de antropologia da Universidade Complutense de Madrid, na de Milão e na de Edimburgo. Foi docente de antropologia urbana na Universidade Fernando Pessoa (Porto) e actualmente é professor de antropologia e turismo cultural no campus de Chaves da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É investigador do CETRAD (Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento) e membro do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da UTAD. Foi coordenador da licenciatura em Antropologia Aplicada da UTAD, prémio Vicente Risco de Ciências Sociais 1994, prémio FITUR 2007 e prémio National Geographic Society 2007 (junto com Cebaldo de León), entre outras distinções. Foi docente convidado da Universidade de Vigo e da Universidade Nacional de Panamá. Hoje em dia pesquisa sobre etnoturismo em Kuna Yala (Panamá).

Datos Editoriales

El Sauzal (Tenerife, España): ACA y PASOS, RTPC. 2009. 307p. Incluída bibliografía.
ISBN (13): 978-84-88429-13-1
ISBN (10): 84-88429-11-8
D.L.: TF 1198-2009
Colección PASOS Edita, Nº2
Asociación Canaria de Antropología y PASOS, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural.
Diseño de cubierta: ast_aluego
P.O. Box 33.38360 - El Sauzal (Tenerife, España)
© 2007. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
www.pasosonline.org

PASOS En

instituto ciencias sociales blanco web pasos 2

LOGO ISMAI UNIV blanco 03 200x76

logo revista pasos blanco transparente

Creative Commons License
PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural by PASOS, RTPC is licensed under a Creative Commons Reconocimiento-No comercial-Sin obras derivadas 3.0;a License.

Permissions beyond the scope of this license may be available at info@pasosonline.org

Dorabadge1 whitex300

Datos de Contacto

Revista PASOS
Apartado de Correos 33
38360 El Sauzal
Santa Cruz de Tenerife
Islas Canarias
España
mail: info@pasosonline.org
Telf.: +34 922 317966